Brasil VIP – Passagens Aéreas » Dicas de Viagem » História dos pontos turísticos de Brasília

História dos pontos turísticos de Brasília

Se você deseja ficar por dentro dos principais pontos turísticos de Brasília e ainda conhecer um pouco mais sobre sua história, acompanhe essa extraordinária matéria que preparamos.

Brasília

Brasília não é só a Capital Federal do Brasil, também é uma das cidades mais visitadas em território nacional. Por ser um lugar onde está concentrado o poder, muitas pessoas se interessam por passear, conhecer mais sobre os pontos turísticos e ainda passar algum tempo tomando um ar no Parque Nacional ou próximo ao Lago Paranoá.

Estão calculados cerca de mais de 2 milhões de pessoas que residem na cidade, desde o Plano Piloto (centro) até as demais cidades satélites. Nos registros brasileiros, ela consta como a quarta cidade com maior índice populacional.

Brasília é considerada o Patrimônio Mundial da UNESCO. Com um designer super inovador as construções de Oscar Niemeyer possui uma área territorial calculada em mais de 5 milhões de km². Seu clima é tropical e abriga ao seu redor mais de 10 regiões administrativas, na qual funcionam como municípios.

Pontos turísticos – História

Congresso Nacional

Também chamado oficialmente de Palácio Nereu Ramos, o Congresso foi construído por volta do ano de 1960, com intuito de abrigar tudo que desrespeita o Congresso Nacional Brasileiro. Toda sua arquitetura foi projetada por Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos brasileiros.

A parte calcula foi projetada por outro famoso engenheiro que sempre acompanhava Niemeyer, Joaquim Cardoso. O Congresso está situado na Praça dos Três Poderes, onde é possível avistar outros dois monumentos como Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal.

Uma das construções mais modernas da Capital Federal

Congresso Nacional (Foto: Divulgação)

Existe em sua central duas torres, juntamente com um bloco-plataforma a direita e uma semiesfera a esquerda. Ao total são contados 100 metros de altura para cada torre e lá estão situados escritórios das mais variadas linhas de trabalho. Todos inteiramente voltados á serviços públicos.

Ponte JK

Como o próprio nome já diz, a Ponte JK é uma homenagem a um dos maiores Presidentes do Brasil. Juscelino Kubitschek, foi um dos responsáveis (direta ou indiretamente) pela construção de Brasília. A ponte faz ligação entre a região administrativa de  São Sebastião, o bairro residencial Lago Sul e a região administrativa do Paranoá e o Plano Piloto (centro de Brasília).

Precisamente sua inauguração ocorreu no ano de 2002, no dia 15 de Dezembro. A estrutura está para uma travessia de 1200 metros, e 24m de largura. A grande jogada de sua arquitetura são os arcos encontrados por cima da ponte. Eles dão um ar de sofisticação á toda obra.

A Ponte é uma homenagem ao Presidente da República Juscelino Kubitschek

Ponte JK (Foto: Divulgação)

O grande motivador do projeto e produtor, foi Alexandre Chan, que ganhou prêmios incríveis pela Obra. Já na primeira semana do término da construção, a Ponte se tornou um dos pontos mais requisitados de Brasília. É hoje, uma das obra mais bonitas de todo o planeta.

Torre de TV de Brasília

Sendo uma Obra de Lúcio Costa, a Torre de TV de Brasília produz principalmente transmissão televisiva aos moradores da capital. Ela foi realmente inaugurada no ano de 1967, tendo cerca de 224 metros de altura. Dentro de seu complexo, poderemos observar o Museu das Gemas.

 Além disso, é possível encontrar um mirante que possui cerca de 75 metros inteiros de altura, que teve sua inauguração ocorrida no ano de 1965. É possível que 150 pessoas sejam abrigadas dentro da Torre.

A Torre possui dentro de seu complexo um Museu e um Mirante

Torre de TV de Brasília (Foto: Divulgação)

Para quem deseja diversão, há duas atrações em especial. Uma delas é a Praça das Fontes, onde pode ser  observado um pouco da beleza natural de Brasília, e também uma feirinha de artesanato que ocorre todos os dias. A parte da frente da Torre, é possível observar a grandiosa escultura de Alexandre Wakenwith, chamada “Era Espacial”.

Palácio da Alvorada

Dentre as mais belas construções, está o Palácio da Alvorada. Também não é para menos, lá é  a residência do Presidente da República. Ele está precisamente localizado sob as margens do Lago Paranoá.

A primeira construção da nova capital a ser erguida, sua inauguração deu-se no ano de 1958, no dia 30 de Junho. Embora o presidente tenha direito de residir no Palácio, seu gabinete fica oficialmente em outro Palácio brasileiro, o do Planalto. Lá é possível receber outros governantes e decidir o futuro da nação quando assim é necessário.

O Palácio da Alvorada é onde o Presidente da República reside

Palácio da Alvorada (Foto: Divulgação)

Este também foi um edifício projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, com a ajuda de seu fiel escudeiro Joaquim Cardoso. De uma arquitetura moderna e única, o Palácio já foi um marco na história do progresso brasileiro. Seus pilares foram os principais motivadores para o Brasão do Distrito.

O nome foi dado por Juscelino, que quando confrontado sobre o “alvorada” presente, respondeu com orgulho “Que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil?”. O primeiro projeto do Palácio, foi recusado pelo presidente e logo após, o arquiteto apresentou uma nova roupagem do mesmo.

Catedral Metropolitana

Também projetada por Oscar Niemeyer e Joaquim Cardoso, a Catedral Metropolitana foi o primeiro monumento a ser construído em solos brasileienses. Em seu centro há uma pedra fundamental que tomou forma no ano de 1958.  A construção só se findou no ano de 1960, ocupando uma área de setenta metros de diâmetro.

O peso ao final da construção, foi de 90 toneladas o hiperboloide. Precisamente no dia 31 de Maio do ano de 1970, sua construção chegou literalmente ao fim com o fechamento da estrutura de vidro. No caminho até chegar a Catedral, você encontrará algumas esculturas feitas completamente em bronze.

É considerada a Catedral mais moderna do Brasil

Catedral Metropolitana de Brasília (Foto: Divulgação)

Representando os evangelistas, cada estrutura desse, tem em média 2 metros de altura e pesa cerca de 100 a 300 quilos, dependendo da escultura em si. Quando cai a noite, as luzes da Catedral se acendem, formando um verdadeiro clarão na cidade de Brasília.

A paisagem é tão bonita que atrai turistas de todos os lugares. No altar da Catedral, é possível avistar uma das maiores esculturas de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do povo brasiliense e também do Brasil. É uma réplica do original que foi encontrado em São Paulo, na cidade que hoje leva o nome de nossa senhora, Aparecida do Norte.

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: História dos pontos turísticos de Brasília