Brasil VIP – Passagens Aéreas » Dicas de Viagem » Significado do Réveillon

Significado do Réveillon

Confira nesse artigo qual é o significado do réveillon e saiba onde ocorre as principais festividades dessa comemoração no Brasil e no mundo.

O final de ano é muito esperado por muitas pessoas em todo o mundo. Ele representa o encerramento de um ano e a esperança de dias posteriores melhores. Os termos utilizados nessa transição de calendários são réveillon, passagem de ano e/ou virado do ano.

Toda a comemoração ocidental se dá no dia 1 de Janeiro de todos os anos, isso se deu através do decreto do governador romano Joaquim César, em 46 a.C.. Esse dia era considerado por esses povos como o dia de Jano, o chamado deus dos portões, que possuía duas faces, uma visualizando o passado e a outra o futuro. O primeiro mês do ano deriva dessa crença (Jano → Janeiro).

Queima de fogos de artifício

Os romanos sempre foram povos que adoravam deuses pagão – chamados ainda de politeístas. Eles eram os únicos que comemoravam o ano novo, não existe qualquer relato que os judeus ou os seguidores de Messias realizavam essa prática.

Com a chegada nos tempos modernos, essa celebração se tornou mundial, onde são marcadas pela queima de fogos após a meia noite do dia 31 de Dezembro. Muitas pessoas realizam festas nesse dia, comemoram esse momento junto aos familiares, aos amigos, fazem ceias, jantares, promessas, simpatias, oferendas e agradecimentos.

As regiões brasileiras que possuem os réveillons mais badalados são o Rio de Janeiro na Praia de Copacabana, São Paulo na Avenida Paulista, Fortaleza na Praia de Iracema, Recife em todo o seu litoral e em Santa Catarina no Balneário de Camboriú.

Outros países que possuem comemorações marcantes nessa transição de anos são os Estados Unidos, a Escócia, Portugal, China e a Espanha.

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: Significado do Réveillon