Brasil VIP – Passagens Aéreas » Dicas de Viagem » Quanto de IOF vem no cartão?

Quanto de IOF vem no cartão?

O IOF é um imposto cobrado sobre compras no exterior. Para saber informações sobre o mesmo, clique aqui e confira vantagens, taxas e mais.

O que é?

IOF é um imposto sobre tudo aquilo que for despesa estrangeira. A cada compra, 6,58% do valor se torna imposto e é creditado diretamente no cartão. Inicialmente não há registros de um valor correto que vem para no cartão. Sabemos que a cada compra pagamos o equivalente a 6,58% a mais no produto de porte estrangeiro.

Primeiramente sabemos que o IOF é um seguro para quem está comprando. Apesar de ser considerada uma taxa alta, o IOF garante a você uma segurança maior. Fora isso também é possível juntar milhas no seu cartão para outras compras no exterior. O cartão pode ser usado em qualquer site da internet e até nas suas compras quando estiver visitando outros países.

cartao_de_credito

Vantagens

Assim como há vantagens em se pagar o imposto, há também as desvantagens. Há um tempo atrás era possível pagar apenas 2,38% do valor das compras no exterior. Isso aumentou em média 4% e deixou muita gente irritada e insatisfeita. O imposto, como qualquer outro, serve para manter o Brasil e melhorar algumas áreas.

Os cartões acumulam milhas que podem ser usadas para outras finalidades. Por exemplo: Se eu gastei cerca de R$10.000 em uma viagem, consequentemente R$658.00 de imposto, esse valor voltará para mim em forma de milhas, que dariam no total de 22.000. Usando essas mesmas milhas, eu poderei fazer uma viagem pela companhia aérea TAM.

Há pessoas que evitam usar o cartão em suas viagens ao exterior, outras já encontram vantagens nisso. Seja como for, tudo dependerá exclusivamente de quem o está administrando, apesar de ser bacana juntar milhas, possivelmente isso lhe custará muito dinheiro que poderia ser revertido a qualquer outra coisa prazerosa em sua viagem.

IOF

IOF significa Imposto sobre Operações de crédito, câmbio e seguros. O IOF é obrigatório em casos de transações imobiliárias, qualquer alteração de títulos estrangeiros, operações de câmbio e de seguro. Quem arrecada o dinheiro depositado no IOF é o banco em questão. Automaticamente é debitado no mesmo na hora do pagamento do imposto.

Independente de qual cartão e banco seja, todas as compras feitas no exterior podem ser pagas juntamente com a taxa do IOF. Isso porque a lei determina que essa creditação seja feita e também as milhas no cartão de crédito. O Art.153, V, da Constituição Federal declara para todos os fins que o imposto é obrigatório na maioria dos casos.

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: Quanto de IOF vem no cartão?