Brasil VIP – Passagens Aéreas » Dicas de Viagem » Fuso horário mundial

Fuso horário mundial

Para saber mais informações sobre fuso-horários, acompanhe este artigo e encontre outras curiosidades como o bairro no meio do mundo, Greenwich.

O fuso horário mundial é algo falado e conhecido por todo o mundo.  Ele marca as horas certas para cada parte do planeta. É responsável diretamente pela diferença entre um lado e outro do mundo e seus respectivos horários. Você certamente já deve ter ouvido falar que enquanto é 10:00h da manhã no Brasil, é 22:00h no Japão.

fusos horáriosBasicamente, ele determina de maneira direta, o horário que se faz em cada parte do planeta. A Terra é divida em 24 partes, cada uma dessas partes tem um fuso horário diferente. A diferença entre um horário e outro é de 9 horas, para saber que horas são em determinado lugar, basta somente calcular o fuso.

Clicando aqui, você poderá ver o fuso em vários lugares do mundo.

Horário de verão

Em alguns países, o horário de verão não existe. Ele é uma forma de fazer com que haja uma economia maior em todo o planeta. No caso, economizamos uma hora do dia e acordamos uma hora mais cedo. Antigamente, as horas só eram marcadas através do Sol, não existia-se relógios e nenhum tipo de forma para fazer essa marcação.

Nesse período também não existia o horário de verão, nem mesmo o fuso horário. Hoje as medidas são marcadas a partir do TC que significa Tempo Universal. Depois de muito tempo e muitos testes, foi possível então a criação dos relógios que são peça fundamental na medição do tempo e auxiliam o fuso.

Greenwich

O Greenwich é uma das linhas que fazem medição da Terra num todo. Está situada no meio do planeta e através da mesma é que se pôde ter a medição para saber a quantas está o fuso no mundo. Essa linha meridiana, faz a travessia em dois continentes e passa por muitos pontos no mundo.

Greenwich também é um bairro que está localizado no meio do mundo. Situado na parte sudeste da cidade de Londres e seu principal ponto turístico é o famoso Observatório Real de Greenwich. Lá existe um conjunto histórico que foi considerado patrimônio mundial da UNESCO no ano de 1997.

Europa e a Africa passam por essa mesma linha, os principais países são: França, Espanha e Reino Unido, da Europa e da Africa são: Argélia, Mali, Gana e Burkina Faso. O meridiano também é auxiliar em muitas outras coisas, como por exemplo, na contagem dos graus de longitude.  O fuso começou valer no ano de 1884.

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: Fuso horário mundial