Brasil VIP – Passagens Aéreas » Dicas de Viagem » Como identificar dolares falsos

Como identificar dolares falsos

O Dólar é uma das moedas mais importantes quando se planeja viajar para o exterior, devido a alta aceitação dela em grande parte dos países ocidentais. Saiba como identificar se os dólares que recebeu são falsos.

Após as duas guerras mundiais que envolveram as principais nações e economias europeias no século XX, o ouro que a até então era um espécie de moeda universal, proveniente do metalismo do século XVI, passou a ser menos importante.

Com as nações de peso abaladas pelos estragos da guerra, os Estados Unidos da América encontraram um cenário ideal para se fortalecerem como economia hegemônica, fornecendo empréstimos para reconstruir a Europa e vendendo os produtos de suas industriais nacionais.

Dólar

Dessa forma, o ouro foi substituído pelo Dólar Americano, moeda que naquela época tornou-se forte  e estável e que até hoje é a mais comercializada e influente no mundo. Apesar do dólar americano não ser a moeda mais valiosa do mundo e também por estar perdendo sua influência nas mudanças atuais de mercado, ela é ainda com certeza a mais importante nas relações internacionais.

O Dólar e o Turismo: relação amorosa e perigosa

Justamente pelo fato do Dólar ser a moeda mais comercializada no mundo, as cidades com grande potencial turístico na maioria das vezes trabalham com sua moeda local e com o dólar simultaneamente. Isso facilita o pagamento dos serviços e a compra dos artigos locais que estimulam a economia.

Por esse motivo, muitos turistas acham mais fácil trocar suas moedas por dólares para efetuar os pagamentos. Sim, essa opção é muito favorável e fácil na maioria das vezes, visto que quase todos os bancos fazem esse serviço sem muitas burocracias. Porém, o que pode acontecer é que em uma compra e outra, você pode receber notas de dólares falsos.

Essas notas, se não identificadas no momento certo não poderão ser trocadas por verdadeiras em nenhum lugar. Em altas quantia, isso com certeza pode dar-lhe muitos prejuízos e estragar sua viagem.

Como identificar Dólares Falsos

Os dólares americanos possuem alguns níveis de segurança para evitar que as notas sejam falsificadas facilmente. Esses itens podem ser identificados com um pouco de atenção por qualquer pessoa que se prontificar a fazer isso. Confira como proceder:

1) As cédulas americanas, assim como as brasileiras, possuem impressões em alto relevo. Isso quer dizer que ao passar os dedos, pode se perceber elevações ásperas em toda a nota. As falsificadas geralmente são lisas.

2) As cores das notas originais são fortes e vivas, com diferenças de tonalidades por toda a nota. Fique atento a isso e sempre tenha uma nota original para comparar. As notas falsas normalmente possuem cores pálidas e sem grandes variações.

3)Dólares americanos possuem números de série nos cantos da nota. Esses números devem estar milimetricamente posicionados com perfeição, além dos espaços entre eles serem todos iguais. As notas falsas pecam nesse sentido e acabam por apresentar numerações tortas e inconsistentes.

4)Algumas marcas podem ser encontradas apenas nas notas originais: as marcas d’água que revelam alguma imagem quando colocadas contra luz; os fios prateados que aparecem na parte da frente da nota podem ser vistos como uma linha contínua; os fios cor de café podem ser vistos mesclados a toda a nota, visto que são fabricados junto a pasta de papel.

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: Como identificar dolares falsos