Brasil VIP – Passagens Aéreas » Dicas de Viagem » Aeroporto de Confins

Aeroporto de Confins

Contato, História, Localização e Entre outros. Neste texto descobriremos um pouco mais sobre a história do principal aeroporto de Belo Horizonte.

Tancredo ou Confins ?

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, conhecido também como Aeroporto de Confins fica na região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, do Estado de Minas Gerais. Localizado nos municípios de Lagoa Santa e Confins. O aeroporto comporta tecnologias bastante avançadas. Sua pista de pouso tem a medida de 3000m x 45m e está completamente equipada, com tudo que é necessário para um pouso de precisão e também para operações aeronáuticas. Sem nos esquecer, é claro, do seu terminal de carga completamente automatizado.

Ele tem uma estrutura exemplar, com capacidade para atender cerca de 5 milhões de passageiros por ano. Sua pista comporta aviões de grande porte. Tornando-o assim, o principal aeroporto do Estado de Minas Gerais. Está situado em uma região famosa por seu acervo cientifico-cultural. Por exemplo, o crânio mais antigo de um ser humano das Américas foi encontrado bem próximo de lá, onde recebeu seu apelido de “Luzia”.

Esse crânio tem em média 11,5 mil anos e foi encontrado em um sítio chamado Lapa Vermelha a mais ou menos 2.700m do aeroporto. Em 1984, os mineiros o inauguraram, o primeiro avião a fazer um vôo em sua pista foi um 737-200, da VASP.

Mas nem sempre foi assim, por volta do ano de 2000 a situação do aeroporto ficou complicada devido a localidade. Aos poucos todas as companhias foram deixando de operar por lá, até que os vôos se tornaram completamente escassos. A chegar ao ponto de ter apenas alguns pouquíssimos vôos da Varig, da TAM e da VASP.

Aeroporto da Pampulha

Ficando assim o Aeroporto Pampulha como principal via para os vôos das companhias aéreas, o problema é que esse aeroporto se encontrava em condições péssimas e não estava comportando mais os vôos necessários. Com isso o Governo em parceria com o Ministério da Aeronáutica, deixou decidido que a partir de então o Aeroporto de Confins seria o principal. O projeto foi divido em quatro partes, fizeram melhorias necessárias tanto no local como na pista que os levava ao aeroporto. Desde então ele tem sido o maior e mais famoso de Belo Horizonte.

Receba promoções em primeira mão.

Outras Dicas:


Comentários para: Aeroporto de Confins